- Curitiba-PR
- Belo Horizonte-MG
- Três Marias-MG
A Microfisioterapia ou Microkinésitherapie em francês – terapia por meio de movimentos suaves é uma técnica de terapia manual criada pelos osteopatas Daniel Grosjean e Patrice Bénine. Sua elaboração e formulação foram iniciadas na década de 80, com embasamento nos estudos de embriologia, anatomia, ontogênica e epigenética. Com essas informações desenvolveram mapas corporais específicos e gestos manuais precisos que permitem identificar as alterações dos tecidos corporais sensíveis ao estímulo da Microfisioterapia. A técnica consiste em identificar os traços deixados por eventos ocorridos e não eliminados pelo organismo, que a posteriormente, manifestam-se de diversas formas. Acredita-se que cada evento, seja físico ou psicológico, deixe marcas no corpo que possam desencadear dores e doenças em outros órgãos.
O fisioterapeuta, através da micropalpação, procura no corpo do paciente o local onde foram instaladas as cicatrizes celulares (memórias corporais), as quais provocaram os sintomas. Quando encontrados os “traumas”, estimula-se manualmente, com atos que simulam a agressão e desencadeiam o processo de autocorreção, restabelecendo as funções do organismo, eliminando as doenças e promovendo a saúde. O tratamento pode ser preventivo ou curativo, sendo realizado após uma agressão ou um evento de perturbação, no intuito de auxiliar o corpo a reagir e promover sua autocorreção. Isso tudo não se opõe à medicina de emergência (drogas, cirurgias, etc.). A microfisioterapia não causa uma ação direta no sintoma, como um remédio de emergência, mas sim em sua causa primária.
Em 1984 foi fundada a Associação Internacional de Microfisioterapia com sede na França (A.C.D.M.) que regulamenta e incentiva o estudo contínuo da técnica e promove congressos internacionais para atualizações. A Microfisioterapia está presente em vários países da América, Europa e Afríca e no Brasil desde 2004.
A Microfisioterapia tem como base científica a Embriologia. O cérebro, a pele e seus anexos tem da mesma origem embrionária, o ectoderma, o que explica a profunda relação entre eles. Sem percebermos, os sentimentos e as emoções que nos afetam são registrados pelo sistema nervoso em nosso corpo e permanecem influenciando nossa saúde quando não tratamos.
Considerando esses fatos, a Microfisioterapia promove o tratamento por meio de toques específicos sobre a pele, afim de estimular o sistema nervoso a eliminar esses registros e restabelecer o equilíbrio físico e emocional.
Esse processo tem como fundamento 4 princípios elementares: a auto regulação (capacidade inata do corpo de se curar de forma natural), a cicatriz patológica (registro da agressão), a micropalpação (estímulo dado pelo fisioterapeuta) e a correção
1- Auto-Cura – todo ser vivo é capaz de fazer algo por ele mesmo e para ele mesmo usando sua capacidade de autogestão e auto correção, que esta na base da imunologia e cicatrização. O corpo pode reconhecer seu agressor e se defender, mas quando a agressão é muito forte ou chega de surpresa e o corpo não reconhece o agressor, esta capacidade de se defender não se manifesta e os sintomas da doença se instalam. O terapeuta mostra ao corpo a origem da agressão para que então se inicie o mecanismo de autocura.
2 – Cicatriz Patológica – é o vestígio deixado pelo agressor no corpo. Isto acontece quando o corpo tenta reparar uma agressão, mas não consegue eliminar o agente agressor por uma deficiência do sistema imunológico ou porque a agressão foi muito forte. Esta cicatriz deforma a célula e atrapalha sua função; o local onde a cicatriz se instala se caracteriza pela diminuição ou perda de vitalidade e então desencadeia o sintoma.
3 – Correção Homeopática – De acordo com o grande princípio da homeopatia, o gesto da correção será efetuado sobre o local da porta de entrada da agressão (sobre a cicatriz patológica) e será o menor possível, de maneira infinitesimal (micro).
4 – Micropalpação – é o gesto utilizado pelo terapeuta para trabalhar. É a sensação entre as duas mãos que diz se o ritmo vital está em bom estado de funcionamento dos tecidos ou se há perda de ritmo vital (percebe-se algo denso entre as mãos).
A primeira consulta consiste em três etapas: avaliar, montar o diagnóstico individualizado e tratamento.
No início da consulta, é realizada uma anamnese para o levantamento das queixas, sintomas e desequilíbrios que incomodam o paciente.
Após isso, o fisioterapeuta realiza o procedimento, avaliando com toques suaves mapeados em todo corpo, para montar o diagnóstico através do raciocínio clinico.
Os locais a serem tratados são localizados pelo profissional pela procura das perdas de ritmo vital (ou seja, ausência de movimento) conhecida como cicatriz patológica nos tecidos embaixo da pele e na liberação de memórias celulares negativas.
Logo em seguida é dado estímulos com micro palpações para que o corpo entre em equilíbrio encontrando a autorregulação reconhecendo as origens, conforme o andamento das sessões.
O corpo físico é o reflexo de todas as nossas emoções e pensamentos.
As dores afetam diretamente o corpo quando não conseguimos liberar emoções negativas e situações conflituosas.
Dores da cabeça aos pés são tratadas na causa dos sintomas, analisando o paciente na totalidade através da Microfisioterapia.
A mente é interligada ao nosso modo de agir, pensar, sentir e falar. Na rede psicossomática, nossas lembranças e traumas são armazenados no corpo todo, além do cérebro, é uma via de mão dupla.
Nosso interior é um sistema completo e precisar ser acessado com profundidade.
A Microfisioterapia acessa nossas memórias, modula nosso sistema nervoso e outros sistemas via pele, influenciando diretamente o cérebro. A técnica proporciona clareza mental, harmonia e uma sensação de tranquilidade.
Ser livre é o que todos desejam, mas só alcançamos a liberdade expressando a autenticidade da nossa alma. Não existe outra pessoa igual a você!
É essencial o cuidado com a alma, só assim conseguimos viver quem realmente somos resgatando a autoestima e autocompaixão. Ser literalmente livre para alcançar nossas metas, sonhos e objetivos.
O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.